Coleção de pulseiras de couro para relógio redesenhada I

Pulseira de couro encerado: 77

Há modelos pelos quais tenho um carinho especial por ter crescido com eles. Sem dúvida, uma destas pulseiras da coleção Diloy de pulseiras de couro para relógio é a 77. Durante muitos anos, foi um dos modelos mais vendidos em todos os mercados em que a Diloy estava presente, mas, com o tempo, tinha-se tornado obsoleto, pelo que o submetemos a um processo de rejuvenescimento que passo a explicar.

Antigo modelo 77

Antigo modelo 77

Redesenhando o modelo 77: do couro engraxado ao couro encerado

A primeira grande mudança foi o couro. Inicialmente, utilizávamos um couro bovino engraxado, de origem italiana. Bom, bonito e caro. Não obstante o preço, o cliente via a qualidade e pagava o preço da pulseira sem problemas. Mas chegou a crise e os curtumes italianos começaram a fazer das suas com os couros.

O que era um couro excelente com a quantidade de óleo certa, converteu-se num material caríssimo com uma quantidade de óleo excessiva para tapar os defeitos de um couro a que tinham reduzido, definitivamente, a qualidade. No final, ao aquecer o couro para fazer o processo de semi-voltado, o molde parecia uma fritadeira com a quantidade de óleo que dele saía. Naturalmente, o óleo e as colas não se dão bem. Assim, antes de ter protestos de clientes, decidimos mudar o tipo de couro.

Passámos por inúmeros fornecedores de couro engraxado: espanhóis, italianos, paquistaneses… Os problemas eram sempre os mesmos: o excesso ou falta de óleo. Assim, as pulseiras rasgavam-se com facilidade, o óleo infiltrava-se até aos forros, manchando-os, havia problemas com colas, etc. Por sorte, todos esses problemas foram geridos ao nível da produção e nunca chegaram ao mercado.

A segunda tentativa foi um couro bovino que imitava o acabamento engraxado. Não era mau, a qualidade do couro era boa, mas o resultado era uma pulseira que, em vez de engraxada, estava plastificada. Quando tem que explicar aos clientes uma e outra vez que a pulseira é de couro legítimo e não de plástico, é porque algo está mal. Se parece plástico, não importa o material de que, de facto, a pulseira é feita. Assim, novamente, e antes que alguém se queixasse, mudámos o material.

Finalmente, encontrámos o couro que me agradou. Tanto que estamos a incorporá-lo também, passo a passo, na nossa coleção Vintage. Trata-se de um couro encerado. A cera dá-lhe um acabamento mate muito na moda neste tipo de pulseira, em vez de um acabamento brilhante do couro engraxado inicial. O encerado faz com que o couro se sinta como a pele legítima que realmente é, mantendo um tacto suave e natural.

Mudar o molde: de ponta quadrada a ponta em bico

A grande mudança seguinte foi atualizar “a carroçaria” da pulseira. Deixámos de a fabricar com o molde clássico de ponta quadrada e passámos a utilizar o nosso molde de ponta em bico. O resultado é um modelo mais atual de aspeto muito mais “mediterrâneo”. Sei que isto vai custar a explicar aos nossos clientes centro-europeus, que ainda gostam muito da ponta quadrada clássica, mas acreditamos que aceitarão a mudança.

Para complicar mais a situação: mudança do forro e da fivela

Queríamos que a nova versão do modelo 77 voltasse a ocupar o posto que lhe pertencia no mundo das pulseiras para relógio, e, por isso, melhorámo-lo ainda mais mudando o forro para ganhar suavidade e trocando a fivela de alumínio dourado original por um novo modelo de aço inoxidável muito mais moderno.

Medidas e cores disponíveis

Como havíamos de dizer que tínhamos mudado o modelo sem adicionar a medida mais vendida nos últimos anos? Agora, esta pulseira também está disponível na medida 22mm.

Quanto a cores, mantemos os clássicos: preto, castanho escuro e castanho intermédio. Não pomos de lado a hipótese de incluir outro castanho mais claro em breve.

O resultado final

Congratulamo-nos em apresentar-lhe o novo modelo 77. Uma pulseira clássica com um desenho moderno e atual, com um padrão de qualidade muito superior ao modelo original, e que, seguramente, estará disponível muito brevemente em todas as relojoarias.

Novo modelo 77

Novo modelo 77

Bonus Track

Sabia que marca está a montar pulseiras muito semelhantes à 77? Dê uma olhadela à pulseira St Mawes de Daniel Wellington. Oxalá continuem a vender muitos relógios. Com certeza, montam-na em 20mm.

Pulseira Daniel Wellington

Pulseira Daniel Wellington

Se quer ver mais modelos de pulseiras para relógio, não deixe de visitar a nossa página principal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *